SARAH - 32 = COP 29 - AZERBAIJÃO- BAKU - [#M#]Durante a plenária final da COP 29, neste sábado (23), a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Marina Silva, discursou em nome do Brasil, país anfitrião da próxima cúpula do clima da ONU.
Em sua declaração, Marina destacou o compromisso brasileiro com o cumprimento da Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC-sigla em inglês), diretrizes que determinam a transformação do modelo de desenvolvimento do país.
Até a COP30, nosso objetivo é o de termos NDCs para alcançar a missão 1,5*C, declarou. "Só poderemos chegar lá com o esforço e a colaboração de cada um de nós aqui representados".
A ministra se refere ao objetivo de limitar o aquecimento da Terra a 1,5*C, com a redução da emissão dos gazes de efeito estufa. Em Baku a comissão brasileira apresentou suas NDCs, cujo objetivo é reduzir as emissões líquidas de gases-estufa no país de 59% a 67% até 2035.
O Brasil foi o segundo país a anunciar sua nova meta, antecipada pelo governo federal na sexta-feira (8), atrás somente dos Emirados Árabes.
"Após a experiência difícil que estamos tendo aqui em Baku, precisamos chegar a algum resultado, algum desfecho que seja minimamente aceitável e alinhado com a emergência que estamos enfrentando", disse.
Marina se refere às dificuldades enfrentadas desde o início da COP29, para chegar a um acordo de financiamento climático.
A proposta inicial de US$1 trilhão, como aporte para países mais pobres enfrentarem as mudanças climáticas e também se adaptarem a elas, foi rejeitada pelas nações mais ricas e consequentemente vários poluentes.
" As sociedades exigem, antes de tudo, um realinhamento com senso de urgência e responsabilidade, diante do cenário em que vivemos", disse.
A ministra reforçou o alinhamento do Brasil com o Acordo de Paris e negociações da COP28, nos Emirados Árabes.
Destacando o histórico brasileiro com a preservação ambiental, Marina chamou a COP30, em Belém do Pará, de COP das COPs.
" Que a COP30 seja um convite para confiar e compreender que solidariedade, sentido de cooperação e confiança é a matéria prima do sucesso de qualquer cúpula do clima, principalmente nesta que será a COP das COPs, expressou. "Que possamos chegar lá com NDCs alinhadas com a missão 1,5*C", concluiu a ministra.
Sarah tem participado das COP 26 - Dubai - Cairo = COP 27- Sharm El Sheikh - Egito = COP 28 = Dubai - Emirados Árabes = COP 29 = Baku - Azerbaijão -
---‐--------------------------------------------------------------------
* Nota da autora =
INTERNACIONALISTA =
*Internacionalismo é uma corrente política que advoga uma maior cooperação econômica e política entre nações em prol do benificio mútuo.
O profissional formado em RELAÇÕES INTERNACIONAIS visa otimizar as relações entre empresas, órgãos internacionais em várias áreas.
O campo profissional do Intenacionalista encontra- se em desenvolvimento. Seu lugar no mercado vem se construindo desde que se intensificaram as transformações promovidas pela mundialização do capital e globalização.
As empresas privadas têm cada vez mais buscado a assessoria desses profissionais para resolver questões tanto comerciais como de imagem institucional, ou seja, ligadas à diplomacia cooperativa e as exigências que surgem de diversas demandas tais como a compatibilização diante de acordos ligados à economia sustentável, entre outros
* Explico a introdução acima:
Os meus amigos leitores que acompanham o meu trabalho literário conhecem através da série de crônicas dedicadas a minha amada neta caçula e afilhada SARAH,(27anos) - a sua brilhante caminhada em busca de novos conhecimentos, para agregarem mais sabedoria à sua existência...
Nesses nove anos de empenho e dedicação desde a sua escolha profissional (2015), ela não titubeou e nem vacilou nas suas diretrizes e sacrifícios para conseguir seu objetivo profissional sempre se aprimorando...
Em 2017 ganhou uma das duas vagas do*Estágio obrigatório no SCIENCE PO - PARIS*, do seu 4*período do seu Curso de Relações Internacionais na PUC- Sao Paulo- SP - vagas disputadas por muitos alunos, para cursar o estágio em Paris.
Morando em Paris, foram 5 meses de uma,nova experiência de vida uma mudança radical de tudo no seu cotidiano...
Provou a si mesma a mulher forte e guerreira que ela é, em busca dos seus objetivos nunca titubeou ao traçar às suas metas e seguir enfrente rumo ao seu futuro...
Viajou sozinha de São Paulo à Paris foram 11 hs cruzando o espaço, sobrevoando os mares, outro clima, outro idioma, outra cultura, outros hábitos...
Morando sozinha , aprendeu administrar a sua vida e , se saiu muito bem. - Soltar as amarras, enfrentando o mundo de peito aberto, foi uma experiência impar, para sua evolução e aprimoramento pessoal - Adquiriu novos saberes para agregarem à sua SAPIÊNCIA, ampliou os seus horizontes conhecendo outros países, outras culturas, novos hábitos, pelos diversos países que conheceu e continua à conhecer nesse seu valioso percurso de SABEDORIA...
*(têm crônicas das andanças da Sarah, pelo mundo, desde página 09 em diante)
Grata, pelo seu extenso carinho dessa leitura e pela sua valiosa atenção às minhas letras!!!
*[#M#] APOIO
*Pesquisa Google
*foto= Sarah pisando a lama em Baku - Azerbaijão - COP29
CORUJA, EU!?! IMAGINA! (rs)
SanCardoso
Enviado por SanCardoso em 24/11/2024
Alterado em 24/11/2024 Copyright © 2024. Todos os direitos reservados. Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor. |