RABISCOS POÉTICOS

AMAR É FÁCIL PARA QUEM TEM MEMÓRIA PORÉM, ESQUECER É DIFÍCIL PARA QUEM TEM CORAÇÃO.

Textos


SALAMANCA = ESPANHA = DUPLA CIDADANIA = 10

 

Nessa série de crônicas dedicadas à viagem dos meus filhos; SAMIRA e CARLOS, netos; CAMILA E RUY e à bisnetinha GIGI à PORTUGAL, conhecendo lugares e histórias seculares das vilas e cidades ao seu entorno...

 

Estando hospedados em MOGADOURO, região norte de PORTUGAL, fazendo divisa com a ESPANHA, para esse passeio reuniram toda a família em uma comitiva de 15 pessoas, para visitarem SALAMANCA, com suas obras e histórias seculares, fizeram um pitoresco pic-nic, para repor as energias e voltaram à Plaza Mayor, para admirar a beleza dos conjuntos arquitetônicos, devidamente preservado, e que mantém durante séculos muitas das suas características originais.

 

A arquitetura de estilos variados, que vão desde o medieval, passando pelo renascimento e barroco, possuem um equilíbrio natural da adoção da pedra em cor amerelada, quase beige, que predomina na cidade, mas que de jeito algum, chega a parecer monótona. A noite tudo se ilumina de um dourado sensacional...

 

Na Plaza Mayor vale a pena dar uma volta ao redor dos 88 arcos com pórticos desta praça. Se reparamos bem,  neles veremos medalhões talhados com o rosto dos personagens tão célebres como o escritor Miguel de Cervantes, autor de "Don Quijote de lá Mancha

 

Casa das Conchas=

 

A Casa das Conchas é em estilo gótico. Sua construção iniciou- se no final do século XV, pertence á denominada arte "Isabelina".

 

Este edifício civil, chama a atenção do viajante pelas mais de trezentas conchas que revestem os seus muros exteriores. No século XVIII sofreu rachaduras, por isso foi remodelada em sua parte mais alta, a qual carece de conchas que decoram o resto da fachada.

 

Na segunda metade do século XV, com o final das lutas nobiliarias e a derrota definitiva dos muçulmanos com a conquista de GRANADA, sucedida durante o reinado dos Reis Católicos em 1492, as cidades tornam- se um espaço mais seguro. A nobreza abandona os castelos rurais retornam ao mundo urbano, construindo palácios que se convertem no símbolo de seu poder. Neles se, observam, no entanto, reminiscências de antigas fortalezas medievais,  como as altas torres. Os muros, tanto exteriores, quanto interiores, se ornamenta com brasões do proprietário, como ocorre na Casa de las Conchas.

 

DON RODRIGO, embaixador do rei em Paris e Lisboa, foi também catedrático na Universidde de Salamanca e membro da Ordem de Santiago, sendo que as conchas são consideradas um símbolo do Apóstolo Santiago. Sua presença demonstra o orgulho que sentia o proprietário por pertencer a ordem. Seu emblema , formado de 5 flores de lis, se combina com da sua esposa Dona Juana, que também utilizava as conchas como motivo principal. Sua presença na fachada seria, portanto, uma prova de amor.

 

Um dia repleto de curiosidades culturais, reverenciando a UNIVERSIDADE DE SALAMANCA, fundada em 1218,  é uma instituição mais antiga do país, e à quarta fundada na Europa, posterior somente as universidades de Bolonha, Oxford e Paris.

 

 

CORUJA, EU!?! IMAGINEM!!!rs

 

 

Foto: Família Àguedo na Plaza Mayor -

 

 

Pesquisa Google

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SanCardoso
Enviado por SanCardoso em 23/04/2022
Alterado em 23/04/2022
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras