RABISCOS POÉTICOS

AMAR É FÁCIL PARA QUEM TEM MEMÓRIA PORÉM, ESQUECER É DIFÍCIL PARA QUEM TEM CORAÇÃO.

Textos


SARAH E WALTER - AMSTERDà- HOLANDA - N* 13

Nesta série de crônicas dedicadas a minha neta caçula e afilhada SARAH (20 anos), residindo e estudando em Paris para cursar o seu estágio obrigatório no SCIENCE PO - PARIS - 4* período do seu Curso de Relações Internacionais na PUC - SÃO PAULO - SP

Agora em férias, com seu irmão WALTER (26 anos) estão aproveitando esse merecidíssimo Tour pela EUROPA.

Depois de BERLIM - ALEMANHA -  eles seguiram para AMSTERDà- HOLANDA.

Existem duas coisas que saltam aos olhos dos visitantes nesta cidade. A primeira delas é a quantidade de bicicletas circulando pelas ruas. - AMESTERDàtem 800 mil habitantes e 500 km de ciclovias, que são percorridas por meio milhão de ciclistas todos os dias. Faça chuva ou faça sol  você as verá. A facilidade com que eles pedalam, falam ao Telefone, mandam mensagem, carregam sacolas, transportando os filhos é muito impressionante.

A segunda coisa são os belíssimos canais pela cidade. Construídos há 400 anos para controlar o nível das águas  e servir de vias de trânsito, existem 100 km de canais em AMESTERDÃ. Eles são considerados Patrimônio Cultural pela UNESCO desde 2010 e ajudam a tornar a cidade um destino mais encantador.


Algumas das curiosidades escondidas:


1 - A casa mais estreita do mundo com um metro de largura.

Um tesouro da arquitetura da cidade fica no número 7 do canal Singel, a poucos metros da estação Central.

Lá está a casa conhecida como a mais estreita do mundo com 1 metro de largura. - (Só que, não!)

A fachada principal da casa tem 7 metros de comprimento e está localizada na parte de trás do canal. (estranho,não?) - A explicação para esse fato é simples: No século XVII, os habitantes pagavam os impostos de acordo com a largura das construções que ficavam de frente para os canais. Os impostos eram altos, então as pessoas tentavam encontrar maneiras criativas em dribla-los. O bom é velho "jeitinho"...rss


2- Santuário flutuante de gatos de ruas

O santuário de gatos abandonados funciona em um barco flutuante ancorado desde 1966 em um canal. Este é o único abrigo flutuante de animais do mundo.


3- Surpreendente igreja escondida no sótão.

A partir de 1560 a Holanda se tornou predominantemente protestante e em 1578 foram criadas várias regras para quem seguisse a fé Católica, que passou a ser apenas tolerada no país. - Com isso os católicos tinham que praticar sua religião de maneira muito discreta, quase invisível: as igrejas católicas foram "confiscadas" pelos protestantes, era proibido colocar placas na fachada indicando locais de igrejas e circularem nas ruas carregando bíblias a mostra, as pessoas não podiam se aglomerar para entrar ou sair de missas, nenhum desses locais podiam ser vistos da rua.

Com tanta dificuldade para seguir o catolicismo, cerca de 25 igrejas "secretas" foram construídas na cidade. Uma das mais famosa que existe até hoje é a (Our Lord in the Attic) - "NOSSO SENHOR DO SÓTÃO"
localizado em meio ao famoso
" Bairro da Luz Vermelha". 

O local pertencia a um mercador de tecidos que em 1661 comprou três propriedades vizinhas para unir seus sótãos e construir a igreja que recebia 200 pessoas por missa. O local permanece lá até hoje, como antigamente para chegar tem que percorrer corredores, estreitos degraus e passar por portas ocultas.

Até hoje ainda são realizadas missas mensais na Igreja sótão. Casamentos também podem ser realizados no local. O museu recebe cerca de 100 mil visitantes ano.


4- Concerto de Rock em um abrigo antibombas


Escondida em baixo da fundação de uma ponte no Vandelpark está  a localizada uma das baladas mais inusitadas de AMSTERDÃ, a Vondelbunker. O local foi originalmente planejado como abrigo antibombas e construído na década de 40.

A partir dos anos 60 o bunker passou a ser um espaço para apresentacoes musicais e manifestações culturais. 

Bandas como  Pink Floyd, Fleetwood, Mac e Frank Zappa realizaram muitos shows no local naquela época.

Existem outras curiosidades mais que não dão para serem mencionadas só em uma crônica.


AMSTERDÃ:


Uma cidade com atmosfera incrível, cheia de história,  romântica e com opções de entretenimentos de 8 a 80 anos.

Entre suas tulipas coloridas símbolo do país...

As obras de VAN GOGH, o QUARTO (1888) - os GIRASSÓIS (1889)


A casa de ANNE FRANK - Com os horrores da segunda grande guerra...


Das belezas e curiosidades desse país fico com os GIRASSÓIS de VAN GOGH, as TULIPAS MULTICORES e a alegria dos meus netos que curtiram bastante as novidades desse país...


Foto: Meus netos SARAH E WALTER alegres,saboreando waffes doces de queijo e curtindo a cidade...




CORUJA, EU? IMAGINEM! rsss





Pesquisa: Google




 
SanCardoso
Enviado por SanCardoso em 05/01/2018
Alterado em 05/01/2018
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras